Semana da Mulher

Professora Melia Terezinha Lopes de Oliveira, 4º ano A. Escola Municipal Professora Shirley Aggi Moura


Na semana de 06 a 10 de março de 2023 a turma realizou trabalhos voltados para a mulher e o seu papel na sociedade. Foi feito uma abordagem sobre como a mulher era retratada e as principais conquistas nessa luta por igualdade.

Para isso os alunos fizeram pesquisa junto aos familiares sobre algumas mulheres que foram protagonistas na história do Brasil e também do mundo, que fizeram a diferença e conseguiram romper com a imagem distorcida vivida pelas mulheres ao longo dos séculos.

Procuramos explorar de uma forma mais expressiva a biografia de Tarsila do Amaral, artista brasileira, nascida em Capivari, interior de São Paulo, uma das principais artistas do movimento modernista. Os alunos ficaram empolgados com a atuação da mesma e fizeram a releitura de algumas de suas obras.

Sobre Anne Frank, a menina judia que não sobreviveu ao holocausto, além de conhecer a biografia e partes de seu diário que narra a vida dela e seus familiares durante a perseguição nazista, os alunos receberam um caderno no qual registram seus textos diariamente, caderno esse que fica junto a eles, no entanto, como esse texto é um diário a professora não corrige, e eles têm a liberdade de expor seus sentimentos e experiências vividas. É interessante notar como eles estão envolvidos com esse caderno. Sempre que tem um tempinho, após as atividades, é bem comum vê-los fazendo seus registros.

Os alunos também se interessaram muito pela biografia de Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa, que foi vítima de um atentado porque defendia

o direito das meninas de ir à escola. A turma ficou deslumbrada com a coragem e desprendimento dessa menina, que apesar de tantas dificuldades enfrentadas, não se deixou abater e continua a sua luta pela educação das mulheres.

Essa semana foi muito importante para que os alunos pudessem perceber que o mundo está em constante transformação em relação as mulheres, mas, por mais que tenhamos conquistado direitos, a sociedade tem muito a fazer para realmente alcançarmos a igualdade entre os gêneros.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ponta Grossa, 200 anos

Dia Internacional da Mulher